chuva de raios

chuva de raios
na america

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Efeito das Mudanças de Clima



O relatório intercalar da Comissão Temporária do Parlamento Europeu sobre as Alterações Climáticas aborda exclusivamente as incidências e os efeitos das alterações climáticas documentados por provas científicas. No relatório final, serão apresentadas propostas relativas à futura política integrada da UE neste domínio.

A constituição de uma Comissão Temporária é a resposta e a contribuição do Parlamento Europeu para elevar a sensibilização sobre esta questão e colocar o desafio das alterações climáticas numa posição muito destacada da agenda internacional.

O PE discorda das "tentativas de caracterizar, sem argumentos científicos, como dúbios, incertos ou questionáveis os resultados dos estudos sobre as causas e os efeitos das alterações climáticas". Está, porém, ciente de que "o progresso científico foi sempre assinalado por controvérsia, pela eliminação progressiva destas últimas e pela procura de explicações ou modelos que vão além da principal corrente científica em vigor".

Serão necessários "esforços redobrados" para atenuar as alterações climáticas

No seu relatório intercalar, a Comissão Temporária sustenta que "o nível de conhecimentos adquiridos até à data é suficiente para a formulação urgente quer de políticas que permitam reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, limitando as alterações climáticas a +2º C, quer de medidas de adaptação às alterações climáticas em curso".

Os eurodeputados consideram essencial que se prossiga a investigação para uma maior compreensão das causas e dos efeitos do aquecimento global para fins de uma "tomada de decisão responsável", salientando, por exemplo, o impacto sobre a competitividade económica, os custos energéticos, a evolução social na Europa, o papel da utilização dos solos, o papel das florestas e da desflorestação, o papel do ambiente marinho, bem como o cálculo dos custos externos das alterações climáticas resultantes da indústria incluindo, os transportes, nomeadamente a quantificação do impacto da poluição provocada pelos transportes aéreos.

É também necessária investigação adicional sobre o "impacto da política de promoção dos biocombustíveis e os seus efeitos sobre o aumento da desflorestação, o aumento da área agrícola cultivada e a oferta alimentar mundial".

O relatório sublinha que os "pontos de ruptura", como, por exemplo, a deterioração da floresta tropical amazónica, o degelo da Gronelândia e do manto de gelo da Antárctica ocidental, a destruição das monções na Índia e uma libertação de quantidades maciças de metano na tundra siberiana, são difíceis de prever, mas "em todos esses casos é muito possível que seja atingido um ponto crítico no decurso deste século, nas condições actuais de alterações climáticas". A fim de evitar esses pontos de ruptura, serão necessários "esforços redobrados no sentido de atenuar as alterações climáticas".

Sem comentários:

Enviar um comentário